Como cuidar de suas plantas na primavera.

Como cuidar de suas plantas na primavera. - 25/09/2019

A primavera é a melhor época para plantio. Aproveite para criar jardins, canteiros e cultivar vasos.

Chegou a primavera umas das estações mais quentes e suas plantas necessitam de cuidados para se manter saudáveis e felizes. Seja em vasos, jardins ou canteiros.

Como cuidar das suas plantas na primavera.

Folhas secas:  É muito comum as folhas secarem nas trocas das estações, elas indicam a saúde da planta e também se está recebendo pouca ou muita água.O primeiro passo é retirá-las com uma tesourinha de poda pequena e iniciar a limpeza eliminado as folhas e galhos secos. Retire também as folhas que ainda estiverem nas base da planta, para evitar qualquer tipo proliferação de fungos no momento de regar ou quando começar a chuva, pois os montes de folhas velhas se tornam  “ninho” para fungos.

Podar: O proposta em podar as plantas é controlar o crescimento e também na floração é a frutificação. Sua importância está relacionada à prevenção de doenças e a potencialização dos nutrientes, para que as plantas permaneçam saudáveis e tenham boa aparência.

Há vários tipos de podas para estimular a produção.

1. Limpeza ou Manutenção. É utilizado para remoção de galhos velhos e doentes, também na remoção de ramos infectados por insetos.

2. Poda de formação. O objetivo de dar à planta uma forma básica de tronco e ramos e uma distribuição equilibrada. Geralmente esse tipo de poda é realizado nos viveiros, dando uma forma inicial à planta.

3. Poda de condução. É orientar as plantas em determinados sentidos ou suportes. É muito utilizada para as cercas vivas e trepadeiras, pois geralmente possuem um crescimento limitado ou direcionado.

4. Desbrota. Consiste na retirada dos brotos que surgem de gemas laterais existentes em mudas de árvores e arbustos e mesmo em espécies adultas quando podadas. Tem a finalidade de conduzir com maior vitalidade a haste principal.

5. Podas de raízes. As podas de raízes são realizadas quando as raízes superficiais afloram na superfície ou quando se faz a troca de recipiente. Nas plantas de porte pequeno a eliminação das raízes é um processo fácil, mas no caso de árvores mais velhas é uma técnica onerosa e pouco recomendada, pois as árvores ficam suscetíveis à queda, sendo somente recomendado em casos excepcionais.

Replantar: A primavera é uma estação ótima para mudar as plantas de vaso, pois as raízes terão bastante tempo para se adaptar ao novo local antes de entrar no período de repouso.

 A primavera é a melhor época para plantio. Aproveite para criar jardins, canteiros e cultivar vasos.